cicloturismo

Condições do Tempo
Muito calor e o primeiro dia sem chuva.

Cicloturismo
17º dia de viagem
11/01/2006 - quarta-feira

Passa Quatro >>Caxambu

Atualizado dia 06/02/2006 às 21:02

Acordamos, arrumamos nossa bagagem e fomos em direção a prefeitura de Passa Quatro, que nos indicou uma conversa com Kleber na Casa da Cultura. Ele é responsável e Gestor do Circuito Turístico das Terras Altas da Mantiqueira, amante da natureza, gente finíssima e sabe muito sobre Estrada Real (fazer uma visita a ele é quase uma obrigação).

Nesse bate-papo pegamos a indicação de por onde sair de Passa Quatro e pegar a Estrada Real (é um pouco enrolado, mas basicamente é só seguir a linha do trem). Entrando na estrada de chão, logo já estourou o pneu da bicicleta do Luiz (estourou mesmo, rasgou o pneu e tivemos que usar o reserva). Pedalamos por esta estrada de chão até Itanhandu, onde tivemos que pegar o asfalto até Caxambu.

Em Caxambu, que já uma cidade um pouco maior, foi um pouco mais difícil achar um lugar pra ficar, mas acabamos encontrando a melhor pousada de nossa viagem. A pousada do "Seu Gustavo". Não tem placa nem nada, mas é só perguntar durante a descida que o pessoal conhece.

Em Caxambu existe o Parque das Nascentes, que possui um horário de funcionamento um pouco estranho (04:00 às 07:00 da manhã e um outro horário no final da tarde não paga, em outros horários custa R$ 3,00 a visitação). Mas parece ser um lugar bem legal, com várias fontes de água mineral com propriedades terapêuticas.

A foto é na estrada, perto de São Lourenço- MG.

Informações atualizadas por Josman
cicloturismo
Dificuldades do Dia

Tem uma boa subida neste trecho, mas o que mais dificultou foi o forte calor.

O trecho em estrada de chão foi tranquilo, mas tivemos nosso primeiro conserto de pneu o que atrasou um pouco.

Roteiro do dia

Pousada: R$ 12,00
alimentação
Alimentação
Sanduíche, pão de queijo, doces caseiros, miojo e sopa.